Pensando em empreender? Considere uma empresa júnior!
O movimento empresa júnior é uma espécie de incentivo e oportunidades para os que os alunos matriculados em instituições superiores tenham acesso à prática acadêmica e profissional, resultando numa formação muito mais rica.
Portanto, esse tipo de empresa tem como principal característica a prestação de serviço diferenciada, com alto padrão de qualidade e com preços mais atrativos. Desse modo, facilita a consolidação e expansão do negócio.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto.
Empresa júnior: conheça mais sobre essa modalidade de empreendimento
Um dos grandes diferenciais de uma empresa júnior é a oferta de serviços por preços mais acessíveis, mas sem comprometer a qualidade. Ademais, esse tipo de empreendimento é regulamentado pela Lei 13.267/2016, inclusive é por meio dela que existe a obrigatoriedade de registro das empresas juniores como associação civil no Registro Civil de pessoas jurídicas, além de terem direito ao CNPJ.
Desse modo, os alunos dos mais variados cursos superiores poderão realizar projetos por meio do empreendedorismo, permitindo assim melhor aplicação de seus conhecimentos acadêmicos. Essa é uma grande oportunidade para uma formação mais completa.
Além disso, os alunos podem prestar serviços como consultores, assessores, desenvolvedores de produtos e até mesmo como responsáveis por diversos tipos de planejamento. Por ter um custo muito mais acessível, há uma grande procura, facilitando assim, a aplicação dos conhecimentos.
De acordo com Ministério da Educação do Governo Federal, no Brasil há mais de 900 empresas juniores, somando mais de 17 mil projetos e 20 mil empresários juniores, permitindo que os alunos se formem com um bom nível de vivência mercadológica.
Uma empresa júnior possui CNAE?
Sim. Mesmo se tratando de uma empresa cujo objetivo é permitir que os alunos coloquem em prática seus conhecimentos acadêmicos, um empreendimento nessa categoria precisa ter um CNAE.
O Cadastro Nacional das Atividades Econômicas é um importante instrumento que organiza e padroniza as atividades jurídicas, por meio de um código conforme sua atividade econômica. Além disso, as questões tributárias também influenciam na definição deste código.
No entanto, o empreendedor não precisa se preocupar com esses por menores. Afinal, o próprio sistema já possui os códigos de acordo com as atividades desempenhadas, considerando sua estruturação tributária conforme a legislação vigente. Ou seja, uma empresa júnior obterá de forma automática o código 85.50-3/20, cuja definição é o apoio à educação. No caso de caixas escolares, o número será 85.99-6/99, referindo-se às atividades de ensino que não estejam especificadas.
A Networks Serviços Contábeis pode auxiliar na contabilidade de uma empresa júnior
Uma empresa júnior precisa de cuidados especiais no que diz respeito ao planejamento financeiro e contábil do negócio, visto que se trata de empresa sem fins lucrativos. Ou seja, é preciso seguir todas as orientações legais para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.
A Networks Serviços Contábeis possui uma equipe de profissionais altamente capacitados, preparados e experientes para auxiliar empresas juniores em suas questões contábeis e financeiras para a equipe gestora ter mais tranquilidade e então poder focar inteiramente no negócio e sua atividade-fim.
Entre em contato conosco hoje mesmo!